quarta-feira, 12 de maio de 2010

Em fim de vida ... pensar o futuro ...

Amanhã este blogue termina definitivamente.
Mas antes de encerrar pensamos aqui deixar as preocupações que normalmente assolam aqueles que sabem que vão acabar. E essas preocupações normalmente são sobre o futuro.

Qual o futuro do Rio Ave FC?

Não somos adivinhos, mas podemos (e devemos) reflectir um pouco:

O Rio Ave FC tem vivido ao longo dos anos acima das suas reais possibilidades. As soluções encontradas no passado nunca foram de garantir a paridade entre as receitas e as despesas. Resolviam-se os passivos com as ajudas de terceiros: Câmara Municipal, mecenas, amigos do clube, etc.. Os próprios patrocinadores, verdade seja dita, foram-no mais por obrigação do que por uma aposta clara no retorno da publicidade.

Nos últimos anos, mercê de uma aposta diferente, conseguiu-se promover jovens atletas, desconhecidos do grande público, dar-lhes dimensão e projecção nacional e internacional. Alguns deles atingiram, com êxito, as selecções nacionais dos seus escalões. Como consequência foi possível obter receitas extraordinárias que permitiram ao clube criar uma (falsa) estabilidade financeira: é que a renovação desses atletas é difícil de fazer, e mesmo tendo-os nada garante que sejam transferidos por verbas que por si só permitam anular o desequilíbrio entre as receitas (poucas) e as despesas (normalmente bem maiores).

O que seria hoje o Rio Ave FC se não tem transferido, entre outros, Miguelito, Fábio Coentrão, Alípio, Miguel Lopes e Fábio Faria?

Para onde caminha o Rio Ave FC?

Acreditamos que o futuro do Rio Ave FC não passará por empréstimos de jogadores dos clubes "grandes" - os resultados desportivos podem ser bons momentaneamente, mas normalmente hipotecam o futuro (veja-se os múltiplos exemplos no futebol nacional) e transformam o clube num pau mandado (nas decisões e nas votações na Liga Profissional de Futebol Profissional), perdendo a sua identidade e independência.

Qual será o futuro do Rio Ave FC?


2 comentários:

Anónimo disse...

O Estádio dos Arcos vai apenas para obras ou as entidades administrativas encerram-no definitivamente?
Seja como for, este era/é um espaço que me habituei a visitar regularmente.
Respeito a opção, mas haverá menos um local para se saber de algumas novidades (algumas em primeiríssima mão), opiniões e porque não especulações.
Quanto às preocupações do futuro, penso que quase todos os sócios sentem as mesmas preocupações. Mas de um modo ou de outro serão ultrapassadas, serão encontrados os meios adequados em cada momento.
Espero que seja um adeus, mas até qualquer dia.
Ass: Flávio Costa

Anónimo disse...

Adeus e não volte mais.