quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Pensar Rio FC sete ...

O tema escolhido é: património
Qual é o património do Rio Ave FC?
Na verdade o património do clube confunde-se (para o bem e para o mal) com patrimónios de outras instituições (públicos e privados).
O Estádio é propriedade de quem? Os terrenos onde está edificado o Estádio e os terrenos envolventes (campo sintético, campo pelado, parque de estacionamento, entre outros) são propriedade de quem? Que direitos tem o Rio Ave FC nesses terrenos?
Será que se deveria legalizar em nome do Rio Ave FC o património que é do Rio Ave FC e não esteja registado em seu nome?

3 comentários:

s.oliveira disse...

Aqui está um assunto difícil de opinar.
Recordo-me que há mais de uma dezena de anos foi dito numa AG que o património era constituído pelo estádio e pelo campo de treinos. Não me recordo com precisão sobre o que foi dito sobre os terrenos circundantes. E lembro também que havia um valor em falta, que seria suportado por um ex. presidente.
O que eu sei é o seguinte: se fizerem um estádio novo com área comercial, os antigos donos e/ou alguns herdeiros têm uma palavra a dizer, já que o valor dos terrenos sobem consideravelmente. Houve expropriação de terrenos com a justificação que era para fazer daquela zona uma área desportiva, e se implementarem zonas comerciais a coisa muda de figura. Ouvi falar que nem todos os expropriados receberam a sua quota-parte.

Se o clube era proprietário legítimo do antigo Campo da Avenida, a permuta com os actuais terrenos dava muito bem para a aquisição desses terrenos e construção dos estádio e do campo de treinos e ainda sobrava algum. Os prédios das Varandas do Ave foram na altura o melhor e o mais caro que havia em Vila do Conde. Ainda dava para comprarem a actual sede, que como se sabe é alugada e encontra-se em péssimo estado. Quero acreditar que não foram dados ao desbarato. E recordo que se o estádio teve pista de atletismo foi porque o estado que financiou parte da obra assim o exigiu. Logo, mais dinheiro sobrou (em princípio).

"Será que se deveria legalizar em nome do Rio Ave FC o património que é do Rio Ave FC e não esteja registado em seu nome?"
O que é que o Farol sabe e os comuns dos mortais não sabe?

João Borges disse...

Sem querer entrar em assuntos de que desconheço em absoluto, pergunto se alguem sabe se o terreno a adquirir para o novo campo de treinos sintetico já foi negociado...

Anónimo disse...

Respondendo ao s.oliveira, digo que sei tanto quanto o comum dos mortais. A questão colocada é meramente teórica.