sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ainda as Câmaras nos túneis ...

Os emblemas que disputam as ligas profissionais no futebol luso, por imposição dos regulamentos das competições aprovados pelos participantes nesses campeonatos, obrigaram à instalação de câmaras nos túneis de acesso entre os balneários e o relvado e nas bancadas dos estádios.
Pelo que temos presenciado nos últimos tempos, as imagens obridas por essas famosas câmaras parece que não têm grande valor, não são determinantes para o que quer que seja, pelo que se pode concluir que foi mais uma forma de os participantes gastarem fortunas (e alguém ganhar com essas instalações).
A ser assim não faz sentido a existência das mesmas naqueles locais.
Então o que fazer com elas? Deitarem-se fora? Directamente para o lixo? Não. Entendemos que podem ser reaproveitadas e colocadas em lugares que podem ser verdadeiramente úteis. Por exemplo colocadas em lugares que sejam dissuasores para assaltos, evitando-se que os patrimónios dos clubes fiquem mais pobres. Se fossem colocadas nas secretarias e em locais onde os clubes costumam guardar bens (dinheiro, bilhetes, computadores, equipamentos, etc.) talvez o(s) amigo(s) do alheio fosse(m) mais comedido(s) e pensasse(m) duas vezes antes de passar(em) à acção.
A isto chama-se reciclagem. É o que a maioria dos clubes e sad's precisam. E evitavam-se muitos problemas: foi este que bateu naquele, não foi o outro. Mas não se vê. Vê-se muito bem ...

1 comentário:

Manuel António disse...

A ideia até é bem vinda. As instalações do RA foram no passado já objecto de um assalto. Os larápios levaram computadores. Parece-me que chegaram a ser apanhados.
Imaginemos que levavam dinheiro ou bilhetes impressos para um jogo. Seria possível apanhá-los? Duvido. Com imagens gravadas, seriam facilmente detectados.
Deixava da haver dúvidas. E os directores andariam sempre de cabeça erguida - tinham cumprido as suas obrigações: olhavam zelosamente pelos bens do clube.