quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Sobre a pré inscrição para a "Europa" ...

Em, pelo menos, dois blogues sobre o Rio Ave FC tem-se debatido, animada e impetuosoamente, sobre se o clube se inscreveu ou não junto da Federação Portuguesa de Futebol para disputar as competições europeias, caso alcance (nesta época desportiva) resultados que o permitam.
Não sabemos se o Rio Ave FC apresentou ou não a sua candidatura (nem mesmo se ainda estará em tempo de o fazer).
Sabemos, isso sim, que o Rio Ave FC tem de ser gerido com todo o rigor e o desperdício do que quer que seja, deve ser evitado. E nesse aspecto, tanto quanto se sabe, a Direcção tem sabido ser rigorosa e merece o nosso apoio.
Sabemos que a ida às competições europeias é uma questão de prestígio, mas que tem sido uma faca de dois gumes para os clubes da dimensão do Rio Ave FC: normalmente só trazem mais despesa e o prestígio desportivo é muito efémero, senão mesmo negativo. Por isso, a opção de se inscrever ou não para essas competições, também, tem de ser maduramente pensada.
Sabemos que a Direcção propôs-se constituir uma equipa que fizesse um campeonato tranquilo, e não mais do que isso. E está a consegui-lo com todo o mérito.
Por todas estas razões entendemos que tenha a Direcção do Rio Ave FC optado ou não pela inscrição do clube para as provas europeias, não poderá ser minimamente questionada, nem (quanto a nós) deve ser criticada. Nesta fase em que o Rio Ave FC está quase a conseguir atingir os objectivos desportivos (com excelentes resultados financeiros) que se propôs, ultrapassando até as melhores expectativas, devemos enaltecer a gestão efectuada pela Direcção.

5 comentários:

s.oliveira disse...

Leia os estatutos, Aqueduto, leia os estutos.

João Borges disse...

Veja quanto dinheiro ganhou o Nacional esta época com as competições europeias...só pensam que se pode perder dinheiro, mas não pensam que se pode ganhar muito dinheiro! Para além de se poder valorizar os nossos activos que são os nossos jogadores e daí cumprir com os objectivos que nos propomos...

Anónimo disse...

Mas já se sabe de certeza que o RA não se inscreveu? É que procurei no sítio da FPF e não encontrei nada (talvez tenha feito mal a procura).
Ass: Flávio Costa

Miguel Dias disse...

Os mais recentes acontecimentos relacionados com a impossibilidade de participação na Liga Europa decorrentes de uma qualquer falta de inscrição prévia levam-me a escrever aqui algumas considerações. No entanto, em primeiro lugar, quero aqui expressar o meu contentamento com o trabalho levado a cabo pela presente direcção, pelo menos os resultados desportivos e financeiros que vêm a público parecem justificar essa satisfação.
Também por isso, não é fácil escrever sobre esta questão, muito menos fazê-lo em poucas linhas, mas vou tentar ser o mais conciso possível. Acima de tudo, para tentar explicar por que razão me parece absolutamente intolerável esta situação, duplamente inadmissível se pensarmos que é reincidente. Ainda tenho alguma esperança que tudo não passe de um mal entendido, e que venha alguém desmenti-lo nas próximas horas. Pois se assim não for, tenho a certeza que muitos se sentirão tão defraudados e traídos como eu. Ainda não me esqueci do que aconteceu há uns anos atrás, e ainda estou perfeitamente convencido de que aquela equipa, com outro objectivo na fase final do campeonato, tinha feito mais alguns pontos, suficientes para ficar à frente do Marítimo. Dessa vez, tal como agora, tive vontade de abandonar o interesse pelo clube. Provavelmente, uma vez mais, razões afectivas irão impedir-me de o fazer, e infelizmente no dia 21 lá vou eu assistir ao jogo com o Paços de Ferreira.
Duas hipóteses são possíveis para isto acontecer, e nem sei qual das duas será mais lamentável. A primeira, pode ser um misto de inconsciência e incompetência, e então não há mais nada a dizer, apenas assumir as responsabilidades e actuar em consonância. A segunda – que me parece mais provável – é que se trate uma opção ponderada. A mim parece-me uma opção errada, por muitas razões. A mais óbvia é que, por muito modesto que seja um clube, só tem razão de ser se tiver ambição e expectativas para ser maior. Tenho visto isso acontecer várias vezes dentro das quatro linhas, graças ao empenho e talento dos nossos jogadores. Esses sim, por vezes conseguem fazer-nos sonhar. Esta mensagem que vem de cima é de conformismo e de absoluta falta de ambição. A ambição e a capacidade de sonhar são fundamentais para quem quiser atrair mais sócios e adeptos, particularmente jovens, que são inevitavelmente atraídos pelos clubes maiores por lhes proporcionarem isso mesmo. A outra razão importante é que me parece inconcebível que uma decisão deste tipo é demasiado importante para ser tomada sem que exista um espaço de discussão de ideias com os sócios. Eu estou pronto, tal como, tenho a certeza, a grande maioria dos sócios que não compreendem o que está a acontecer, a aceitar esta decisão se me conseguirem explicar e convencer de que é a mais correcta. Mas terão também que me explicar muito bem o que têm o Paços de Ferreira, o Leixões, o Beira-Mar, o Vitória de Setúbal, e todos os outros que têm tido participações esporádicas na UEFA que nós não temos.
Agora, só espero que possamos perder a meia final, para verificar que afinal a direcção tinha razão, e que fez bem em poupar cerca de metade do salário de um jogador médio do clube...

Manuel António disse...

Não se percebe a razão pela não pré inscrição nas competições europeias.
Tanto quanto se sabe a parte financeira do clube está em ordem (salários e impostos).
Tanto quanto soube, existe no clube um dossier (quer em suporte de papel quer informático, relativo à inscrição aquando do primeiro ano do mandato da anterior direcção - aprovação dos pressupostos e do próprio estádio) que permite ao departamento jurídico, financeiro e secretário geral, sem grande dificuldade, instruir o respectivo processo administrativo. E se havia dificuldades deviam solicitar o apoio a quem, no passado, tomou a seu cargo essa tarefa
Tanto que soube a pré inscrição rondará os 2.500,00 €.
Por tudo isto, está-se perante um de quatro cenários: ou não se acredita na equipa (o que é grave), ou existe negligência (o que é grave), ou existe muito amadorismo (o que é grave), ou existe incompetência (o que é grave).
A direcção do clube devia, no site, pelo menos, informar os associados se inscreveu ou não a equipa e quais as razões da sua opção. E não esperar pelos resultados, se negativos para lavar as mãos, se positivos para arranjar uma qualquer desculpa.
Esta posição não belisca o trabalho que tem sido desenvolvido (positivo) pela direcção, mas é apenas uma chamada de atenção para o futuro.