sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Arbitragens ...

Não oferece dúvidas a ninguém que o golo obtido pelo Sporting no jogo com o Rio Ave FC foi num claro fora de jogo.
Situação esta que tem sido muito badalada na comunicação social e em blogues. Só que, descumpem-nos, é uma conversa da treta.
Em primeiro lugar o que as equipas de arbitragem precisam é de tranquilidade e quando erram ostensivamente quem as dirige, deve-as penalizar. Todos nós erramos, é certo que uns mais do que outros, e, por isso, uns são mais reconhecidos do que outros, pela sua competência.
***
***
No jogo da Taça da Liga o problema do Rio Ave FC foi que se jogou para o empate, quando o único resultado para se tentar continuar na competição tinha de ser forçosamente a vitória. Também aqui houve erros, porventura mais lesivos para os interesses do Rio Ave FC do que o erro da equipa de arbitragem (o 0-0 não servia para nada, nem para dar ánimo à equipa tão fraca foi a exibição).
***
***
Por último, ultimamente tem-se criticado muito os atacantes do Rio Ave FC. Na nossa opinião, vale o que vale, muitas delas são injustas. Raramente as bolas chegam aos nossos atacantes em boas condições. Quase sempre de costas para a baliza. Pouquissimas vezes o Rio Ave FC coloca mais do que dois homens na área adversária (excepto em livres e cantos - onde normalmente o Rio Ave FC marca golos), quase sempre aparece só um homem.
Na nossa opinião, repetimos que vale o que vale, o problema não é dos atacantes, mas da colocação da equipa em campo, de dar liberdade aos médios para entrarem, criarem rupturas, fazerem diagonais, apostarem no passe imprevisto (na magia do futebol), abrir a frente de ataque criando brechas nas defesas contrárias. Neste últimos jogos isso foi mais que evidente (os primeiros remates à baliza adversária foram efectuados após 30 minutos de jogo, a bola nem lá chegava). Isto é, é preciso muito trabalho técnico e físico. Vamos a isso.

Sem comentários: