quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Futuro é em frente ...

Passado é passado e todos temos é que encarar o futuro do Rio Ave FC de frente e cada um tentar, dentro ds suas possibiliddaes, contribuir para que o futuro seja melhor.
Neste momento o futuro passa por Carlos Brito, inegavelmente um treinador que tem sido talismã para o Rio Ave FC. Esperemos que o continue a ser.
Agora não pensemos que a vinda do Carlos Brito, por si só, vai resolver todos os problemas do clube. Não vai. Vai ser necessário que a liderança da Direcção seja forte e coesa, que os jogadores percebam que a Direcção está com o treinador, que os jogadores respeitem, pelo menos, o Presidente da Direcção e o Vice-Presidente do Futebol Profissional - e não sejam motivo de chacota. Que quem está a desenvolver um trabalho de "psicólogo" junto do grupo profissional, numa terapia de grupo como nunca foi visto em Vila do Conde, desenvolva o seu trabalho e o mesmo seja assimilado pelo grupo como benéfico e não como uma brincadeira.
Se se conseguir isto, acreditamos que o futuro do Rio Ave FC é na Liga Sagres. Se a Direcção não se impuser com uma liderança forte, unida, coesa e bloqueada, as dificuldades irão ser muitas e, quem sabe, nem Carlos Brito nem qualquer outro treinador consegue atingir os objectivos da manutenção.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quezilias e mesquinhices à parte, deixarei aqui a minha opinião. Facto é que CB é o treinador do RA; facto é que a equipa foi construída com as limitações que um clube sério como o nosso permitia; facto é que o modelo de jogo não se ajustou (até agora) aos nossos anseios. Por isso, avista-se uma tarefa bastante difícil para resolver. E quando assim é, todos temos de ter um enorme sentido de responsabilidade na postura a adoptar. CB deverá alterar o modelo com os jogadores que tem, quando muito, se esta direcção conseguir esvaziar o plantel, ajustá-lo com alguns reforços.Por isso é que existe a abertura do mercado. Para rectificar e ajustar o plantel ao necessário. Para isso, será importante haver muita comunicação dos responsáveis directivos com o corpo técnico. Para isso, deverá haver estabilidade e confiança dentro do departamento de futebol. Para isso, deverá haver muita sincronia entre todos estes. Sugiro que se discutam estes propósitos entre portas e não em tertúlias irresponsáveis em locais sem privacidade. Que se protejam os jogadores, em vez de os colocar em permanente ansiedade com prémios e salários, hipotéicas entradas e promissoras saídas. Que se faça uma coisa que CB outrora fez muito bem no RA - retirar carga nervosa aos jogadores e dar-lhes sentimento. Que se faça uma coisa que CB não me parece que saiba tão bem - disciplinar profissionalmente os jogadorers (aqui, HMaia terá um papel muito importante cuidando de um princípio básico do futebol - todos sabem, mas nem todos conhecem), vedando opiniões e dando substância ao que realmente importa. CB precisará de ser ajudado. E muito! Sobretudo neste aspecto. Uma vitória será um excelente tónico para que o nosso objectivo seja alcançado. E é aqui que, quem como eu, apenas opino, tem que colaborar. Apoiar, jogadores, treinadores, directores e arredar detractores e egoístas, será o que se exige neste momento. JE não foi o melhor treinador do mundo... mas esteve muito longe de ser o pior. Fez um excelente trabalho no RA num período muito difícil da vida do nosso clube. Poucos estariam disponíveis para o fazer. CB também poderá ser muito útil ao RA se perceber onde está, como está e com quem está. Ele, melhor do que ninguém, porque tem um passado vastíssimo no nosso clube, tem condições para o fazer. Obrigado JE e sua equipa técnica e felicidades a CB e LP (que bom tê-lo outra vez) nestes próximos 5 meses.
PC